Digitals influencers têm se tornado cada vez mais comuns e mais procurados; são a nova celebridade. São indivíduos que utilizam uma rede social para expressar análises e influenciar a opinião de outros indivíduos, através de publicações em texto ou vídeo online e, que são seguidos por um determinado público.
Influencer nada mais é do que Influenciador. Todos nós somos influencers na vida de alguém. Já parou pra pensar nisso? Suas escolhas, suas ações, seus sentimentos, sua vida podem ser o que está guiando uma pessoa. Uau!! Chega a ser assustador quando pararmos pra analisar de fato.
Para a psicóloga Carolina Raupp é possível identificar o tipo de influência que se está exercendo. “Devemos avaliar o seguinte: as pessoas sentem prazer em estar na nossa companhia? Nossas conversas estão focadas mais em necessidades próprias ou em ouvir quem nos procura?”, exemplifica.
Além disso, é necessário exercitar constantemente a disposição em servir. “Estar disposto a ser um agente de mudança, buscando e aproveitando oportunidades para isso, já é uma grande contribuição. Como diz um ditado popular, ‘uma ação vale mais que mil intenções’”, completa Carolina.
O ponto é que, num mundo tão carente de boas referências, a sociedade espera bons exemplos, sobretudo dos cristãos. São vários os métodos utilizados na pregação do evangelho, mas talvez o mais eficaz deles seja a influência pessoal. E, segundo Ellen G. White, o cristão deve utilizá-la em favor da humanidade. “Mediante Cristo, Deus conferiu ao homem uma influência que lhe tornaria impossível viver para si próprio. […] É propósito de Deus que cada um se sinta imprescindível ao bem-estar dos outros, e procure promover a sua felicidade” (Serviço Cristão, p. 26).
Vejamos também o que Ellen G. White nos diz sobre a importância dos efeitos de nossa influência como cristãos:
"Nós mantemos uma soleníssima relação uns com os outros. Nossa influência é sempre ou a favor ou contra a salvação de pessoas. Estamos ou juntando com Cristo, ou espalhando por volta. Devemos andar humildemente e fazer retos caminhos, para que não desviemos outros do caminho certo.
Devemos observar a mais estrita castidade, em pensamento, na palavra e no comportamento. Lembremo-nos de que Deus põe nossos pecados secretos à luz do Seu rosto. Há pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados por Satanás, os quais molestam mesmo o melhor dos homens; mas se eles não são acalentados, se são repelidos como odiosos, a mente não se mancha com culpa, e nenhuma outra pessoa é desonrada por sua influência. Oh! que cada um de nós se possa tornar um cheiro de vida para vida aos que nos cercam!
As boas qualidades que muitos possuem acham-se ocultas e, em vez de atrair pessoas para Cristo, eles as repelem. Caso essas pessoas pudessem ver a influência de suas maneiras descorteses e rudes expressões, sobre os incrédulos, e quão ofensiva é tal conduta aos olhos de Deus, haviam de reformar seus hábitos; pois a falta de cortesia é uma das maiores pedras de tropeço para os pecadores. Cristãos egoístas, azedos, queixosos, barram o caminho, de modo que os pecadores não se interessam em aproximar-se de Cristo.
Que Cristo seja visto em tudo que fazeis. Vejam todos que sois vivas epístolas de Jesus Cristo. Cada palavra que proferis, cada ato que praticais, tem para com os que convosco se associam uma influência para bem ou para mal; e, oh! quão necessário é que, pela fé, tenhais a Cristo habitando em vosso coração, a fim de que vossas palavras sejam palavras de vida, e vossas obras, atos de amor.
Aquele que procura transformar a humanidade deve compreender ele próprio a humanidade. Unicamente pela simpatia, fé e amor podem os homens ser atingidos e enobrecidos. Neste ponto, Cristo Se revela o Mestre por excelência; de todos os que viveram sobre a Terra, somente Ele tem perfeita compreensão da alma humana" (Mente, Caráter e Personalidade 2, pp. 431-440).
Então, se você se assusta em pensar que alguém pode estar sendo influenciado por você, sugiro que mude esse sentimento. Se espelhe em Cristo, e deixe que Ele apareça através de você, todos os dias.